Penso, logo empreendo: Bona Pimenta

A paixão pela gastronomia e por sabores marcantes deu vida ao Bona Pimenta. O empreendimento de Blumenau está no mercado desde 2010 com produtos artesanais a base de pimenta dedo de moça (molhos, geleias e conservas) e condimentos, como ketchup e mostarda. “Como todo negócio, tivemos altos e baixos e retomamos as atividades em 2016, quando notamos um novo mercado de produtos artesanais, mais aberto e diversificado”, comenta Camila Bona Weingärtner. Segundo ela, atualmente as pessoas valorizam mais o pequeno produtor e os artigos feitos à mão.

A ideia de comercializar alimentos a base de pimenta surgiu de maneira despretensiosa e acabou crescendo e tomando corpo. “Minha família adora cozinhar, meu irmão e eu já fazíamos diversos pratos e bolos com 8 anos de idade. Meu pai inventou a receita do molho, pois queria provocar um colega que dizia que sua receita era a melhor do mundo. Assim surgiu nosso molho de pimenta cremoso”.

O produto fez sucesso entre familiares e amigos e logo a procura aumentou. A família viu ali a oportunidade de empreender. “Depois disso eu comecei a estudar formas naturais de conservação e a possibilidade de desenvolver novos opções e sabores”. As vendas são feitas através de feiras e eventos, além da loja virtual da marca. Também é possível encontrar os produtos da Bona Pimenta em padarias, restaurantes e loja de queijos, em Blumenau.

Camila acredita que os maiores desafios para empreender são na área administrativa. “É importante obter todas as informações necessárias para abrir seu empreendimento. Você precisa acreditar no seu negócio, na sua ideia e ouvir quem já está empreendendo, a troca de experiências é fundamental. Algo que acredito muito também é no associativismo, em somar para multiplicar”, complementa.

 

Acesse @bonapimenta no Facebook e Instagram e apoie a produção local.